Imagem capa - Fotolivro ou Álbum Encadernado por Paulo Dantas
Fotografia Geral

Fotolivro ou Álbum Encadernado

Olá pessoal, iniciando o nosso blog com um assunto bastante interessante, "Álbum encadernado ou Fotolivro?"


Então, primeiramente vamos expor algumas características de cada um:


Álbum Encadernado, utiliza o papel fotográfico, o que trás mais detalhe e uma qualidade muito maior a foto, as lâminas têm uma densidade de 600 a 800g ao final da gramatura, essas laminas são tem uma laminação muito superior ao verniz.

Fotolivro, utiliza papel couché, não tem tanto detalhe nem tem a qualidade do papel fotográfico e não tem a durabilidade de uma lâmina de um álbum encadernado, normalmente a sua densidade varia entre 60 a 350g no final da gramatura, utiliza o verniz como acabamento.


Bom, então o Álbum Encadernado é sempre a melhor opção? Não. Primeiro, você precisa saber a utilidade do material final, o fotolivro se encaixa melhor para fazer uma revista ou algo similar, pois tem uma certa flexibilidade na sua lâmina, o que acontece muito, quando o cliente vai pesquisar e ver uma diferença gritante de preço entre alguns fotógrafos, é justamente o material final do seu álbum,  eu particularmente utilizo o Álbum encadernado, porque eu acredito que o cliente merece o meu melhor, o álbum eternizará um dia especial para meu cliente, seja o primeiro aninho do seu filho, um batizado, um casamento ou até mesmo uma data especial qualquer.


A capa fotolivros normalmente são flexíveis ou rígidas, confeccionadas com cartão rígido e revestida, com o tema fotográfico.

 A capa do Álbum encadernado tem várias opções, como são feitas de forma artesanal, as empresas oferecem capas rígidas em couro ecológico, acrílico, madeira, tecido e vários outros modelos. 




Prós e contras Álbum encadernado:

  • Prós: 
    1. Uso de papel fotográfico de laboratório, que se bem acondicionado o fabricante garante a integridade das imagens por até 100 anos
    2. Papel duplo com “recheio” que deixa a página dura e resistente
    3. Resolução de imagem superior
    4. Laminação UV, que vai conceder durabilidade superior a 100 anos, observados os critérios de manipulação e armazenamento.
    5. Utiliza arquivos com extensão JPEG, que é formato universal, possibilitando diagramar na maioria dos programas de edição de imagens, profissionais ou amadores, possibilitando fazer os álbuns em qualquer gráfica ou encadernadora no mundo inteiro
    6. Álbum com dorso grosso, deixando a apresentação do produto mais fina e luxuosa
    7. Muitas possibilidade de acabamento, inclusive com madeira, acrílico, couro, etc.
    8. Álbuns finos e luxuosos no melhor estilo “fine art” com preço baixo
    9. Preço muito similar ao fotolivro
  • Contras:
    1. Álbum pesado
    2. A fabricação pode demorar 30 dias


Prós e contras Álbum fotolivro:

  • Prós:
    1. Álbum leve
    2. Facilidade principalmente para o público amador com a possibilidade de utilizar programa de edição proprietário
  • Contras:
    1. Uso de papel couche muito flexível que pode facilmente deixar marcas de dobras, além de muito sensível a exposição solar podendo desbotar em pouco tempo.
    2. Poucas possibilidades de acabamento na linha convencional
    3. Linha “fine arte” que algumas empresas oferecem, se equivalem a encadernação convencional, porém com preços proibitivos, podendo custar o dobro dos álbuns encadernados
    4. Geralmente o fotolivros são fininhos, devido ao papel ser de baixa gramatura
    5. Arquivos fechados do programa de edição proprietário, que não oferece saída em JPEG. O cliente jamais poderá utilizar os arquivos gerados, em outra empresa.

Por fim, podemos dizer que apesar da superioridade do álbum encadernado sobre o fotolivro, ele também é um bom produto, tendo seu publico alvo com um nível de exigência diferenciada de quem prefere um álbum encadernado.

Então, é preciso ficar atento e sempre perguntar ao seu fotografo que está oferecendo um serviço, qual o material que ele usa, pois o barato pode sair caro, o caro do álbum encadernado sai barato, pois a fotografia de um momento em sua vida sendo eternizada não tem preço, você mostrar um álbum para seu filho do seu casamento ou do primeiro ano dele 20 ou 30 anos depois do evento, isso é impagável.


Aqui segue uns Álbuns feito por mim:









Então pessoal, se gostou do meu trabalho segue meu instagram:

www.instagram.com/paulodantasfotografia 


Paulo Dantas Fotografia

(84)996045181